O Abebé Ancestral
A partir das vozes de Mãe Darabi (Ialorixá), Olúkóso (Kolabá de Xangô) e das performances da atriz Izadora Guedes, o documentário aborda a história de Mejigã, sacerdotisa nigeriana que sofreu diáspora no século XIX e foi escravizada no Engenho de Santana (Ilhéus - BA), do qual escapou, resistindo e se tornando simbolo de empoderamento ao gestar uma dimensão Ijexá no Sul da Bahia.
DIREÇÃO: Paulo Ferreira
ANO: 2019
DOCUMENTÁRIO.
Adonias Filho: Memória e Ficção
Documentário que resgata a memória e a ficção do escritor Adonias Filho pelas vozes daqueles que com ele conviveram e que mergulharam em sua literatura. A ficção conta a história de um garoto que não gosta de ler, mas mergulha numa aventura pela cidade onde mora para resgatar um livro e seu gosto pela leitura. Uma nota de Mil,Fora da Pista, O Menino e o Cedro, O largo da Palma e As Velhas, livros escritos por Adonias, servem de inspiração para contar essa nova história.
DIREÇÃO :Simone Santos.
ANO: 2012
DOCUMENTÁRIO.
A Jovem Cidade
Quer mostrar a sua empresa ou tem um excelente vídeo institucional? Você pode mostrá-lo aqui. Faça uma introdução sobre o que é o vídeo ou explique mais sobre o que você pode oferecer.
Você pode ocultar estre elemento no menu à direita.
ANO:1967
ACERVO : Biblioteca UESC
Cacau: O Doce Amargo
A campanha salarial dos trabalhadores rurais de cacau da Bahia. A região cacaueira e as relações de produção. A revitalização do movimento sindical rural da região.
DIREÇÃO: Antonio Aciole
ANO:1989
DOCUMENTÁRIO.
Cacau para Sempre
Cabruca é um modelo aplicado no Sul da Bahia, que mostra ser possível unir interesses econômicos e ambientais através de um sistema de produção de cacau eficiente e sustentável, proporcionando a sobrevivência de pequenos agricultores e conservando a mata atlântica do Sul da Bahia, uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo.
DIREÇÃO: Raquel Rocha
ANO:2013
DOC/FIC: DOC
ACERVO
Cidade de Itabuna, Bahia
Vídeo precário, mas bastante valioso para o resgate da história de Itabuna. Realizado em 1948, mostra as realizações do prefeito Armando Augusto da Silva Freire, primeiro prefeito eleito de Itabuna, com mandato entre 1945 e 1948
Cine Memória Grapiúna: Zélia Lessa
Documentário sobre a professora e maestrina ZELIA OLIVEIRA LESSA, fundadora e regente do Coral Cantores de Orfeu, que iniciou suas atividades em 1955.
DIREÇÃO: Carlos Shintomi
ANO: 2015
DOCUMENTÁRIO.
Chocolate da Mata Atlântica
Documentário conta a relação do chocolate dentro da Mata Atlântica, abordando a região cacaueira da Bahia.
DIREÇÃO: José Delmo e Paulo Paiva
ANO: 2011
DOCUMENTARIO.
Curso de Interpretação: Caboclo Marcelino
O Caboclo Marcellino é considerado um herói para as populações indígenas da Bahia. A história contada aqui se baseia nos fatos reais, extraídos da memória dos anciãos e se contrastam com as manchetes dos jonais da década de 30. Assim, para a elite da região cacaueira de então, o Caboclo Marcellino era um bandido. Já para os Tupinambá, ele lutava pelo direito dos populações indígenas às terras ocupadas, luta essa que ainda continua. Por ser o único indígena que sabia ler e escrever, Marcellino era mesmo uma pedra no sapato dos coronéis que não sossegaram enquanto não lhe deram sumiço. Até hoje ninguém sabe do seu paradeiro, mas ele continua vivo na memória de seu povo.
DIREÇÃO: Secretaria de Educação da Bahia
ANO:2019
DOCUMENTÁRIO.
Os deuses e os Mortos
Década de 30, no sul da Bahia, Brasil, as lutas pelas terras de cacau se intensificam. Um misterioso aventureiro sem nome, ou precedentes, cuja reputação é de ter levado 7 tiros e ter sobrevivido, decide se envolver na luta por terras de cacau. Ele planeja um grande golpe no poderoso Coronel Santana, para roubar suas terras, dinheiro e esposa.
DIREÇÃO: Ruy Guerra
ANO:1970
DOCUMENTÁRIO
Euclides Neto: O homem da Terra
O documentario enfatiza a vida e a obra do escritor grapiúna Euclides Neto, como expressão cultural sul-baiana, notadamente da região cacaueira e seus arredores. Filmado na cidade de Ipiaú (BA), cidade em que Euclides Neto viveu, foi prefeito eleito e exerceu a sua profissão de advogado, sempre a favor dos trabalhadores pobres e oprimidos da lavoura cacaueira, simpatia que ele manifesta em toda a sua produção literária. Os depoimentos de parentes, amigos e colaboradores evidenciam como o escritor se tornou um dos maiores expoentes culturais grapiúnas, sobretudo na literatura, lugar de seu maior destaque.
DIREÇÃO:Edson Bastos, Rita Lyrio e Rosângela Cidreira
ANO: 2011
DOCUMENTARIO
Festa da Puxada do Mastro de São Sebastião
Reportagem sobre a festa folclórica da Puxada do Mastro de São Sebastião em Olivença (BA)
ANO:2008
DOCUMENTARIO.
Ferradas: um berço amado
Um filme documental em tributo a história de Jorge Amado a partir da ótica de seu território de nascença: Ferradas.
DIREÇÃO:Raquel Rocha
ANO: 2015
DOCUMENTARIO.
A história do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gandu/BA (1965-80)
Este documentário tem como objetivo conhecer a formação do sindicalismo dos trabalhadores rurais na cidade de Gandu-Ba, o contexto histórico e político-social numa época de intensa relação comercial e trabalhista em torno do fruto do cacau, as ações sindicais e seus impactos para os trabalhadores rurais e suas famílias, a criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na cidade de Gandu-BA e região.
DIREÇÃO: Alan Kleber e Victor Figueireido
ANO: 2019
DOCUMENTÁRIO.
Itabuna 100 anos: A história contada
Filme dirigido por Raquel Rocha e produzido por Raquel Rocha e Carlos Shintomi, no ano do centenário da Itabuna. O documentário aborda a história cultural da cidade, como enchentes, marchinhas de carnaval e outras histórias da cidade.
DIREÇÃO: Raquel Rocha
ANO:2010
DOCUMENTÁRIO.
3º Júri Simulado DPE-BA
3º Júri Simulado da Série Releitura do Direito na História - Índio Caboclo Marcelino. Evento realizado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA no Teatro Tenda Popular, em Ilhéus, BA, no dia 20 de abril de 2018.
DIREÇÃO: Defensoria Pública
ANO: 2018
DOCUMENTÁRIO.
Mas afinal o que é cabruca?
Mas Afinal, o que é Cabruca, é um documentário que explica sobre o sistema de plantio de cacau predominante no sul da Bahia no Brasil, que é responsável pela preservação da Mata Atlântica nesta região.
DIREÇÃO: Lázaro Vasconcelos
ANO: 2011
DOCUMENTARIO.
Mário Gusmão: o Anjo Negro da Bahia
Filme dirigido por Elson Rosário, coproduzido pela TVE Bahia, que trata da vida e obra do ator Mário Gusmão. O documentário entrevista uma série de artistas sobre a vida de Mário Gusmão e conta um pouco de sua trajetória.
DIREÇÃO: Elson Rosário
ANO: 2005
DOCUMENTÁRIO.
O nó: ato humano
O filme trata da questão da vassoura de bruxa na região cacaueira do sul da Bahia. O filme defende a tese da ação humana intencional na disseminação da praga na região, partindo das falas de produtores de cacau.
DIREÇÃO:Dilson Araújo
ANO:2013
DOCUMENTARIO.
Nos trilhos do tempo
Documentário que conta a história de uma extinta e esquecida ferrovia da cidade de Ilhéus que poderia ser qualquer outra extinta e esquecida ferrovia do Brasil. Este filme dá voz a personagens anônimos cujas histórias de vida se imbricam com a da ferrovia. Aborda as relações homem/máquina bem como a homem/espaço/tempo construindo um catálogo audiovisual de um patrimônio histórico surreal que está se perdendo com o tempo.
DIREÇÂO: Raquel Rocha
ANO: 2012
DOCUMENTARIO.
Opá Ossain: o mistério mítico
O documentário aborda um dos itans (histórias) de Ossain, orixá da herbologia, interpretado por Victor Santana (Alá Ifon), e que tem os segredos das folhas democratizados por Iansã, orixá da ventania. Dessa forma, reúne em entrevistas o babalorixá Ajalá Deré (Ruy Póvoas), a iyálorixá Darabi (Alba Cristina Soares), a ekédi Oyá Mojina (Saskya Lopes) e a enfermeira Diovania Braga. Refletindo sobre um olhar mítico para saúde, cura e tratamento, integrados à religiosidade do candomblé Ijexá.
DIREÇÃO: Paulo Ferreira
ANO:2021
DOCUMENTÁRIO
Terra Vista: Um Olhar Sustentável
O documentário foi resultado da disciplina "Cinema e Educação Audiovisual", orientado pelo professor Felipe de Paula. Localizado em Arataca, o Assentamento Terra Vista é fruto de uma luta histórica do MST com 360 famílias nos anos 90, contra latifundiários e coronéis da região do cacau do Sul da Bahia. Ao longo dos anos o Assentamento vem construindo sua base agroecológica, ao passo que visa manter o homem, a mulher e os jovens no campo, elevando a qualidade de vida das famílias e voltando-se para a obtenção de produtos em harmonia com a natureza.
DIREÇÃO: Anderson Lopes e Henrique Reis
ANO: 2017
DOCUMENTÁRIO.
ACERVO: Biblioteca UFRB
Vozes de Ilhéus: a saga do cacau: identidade histórica da região
O programa foi produzido pela UESC TV, em parceria com a Associação de Rádio Públicas do Brasil, investigando a história e identidade da região cacaueira da Bahia.
DIREÇÃO: Tv Uesc
ANO:2014
PODCAST
ACERVOo: Biblioteca UESC